sábado, 10 de fevereiro de 2018

QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 07 – 1º TRIMESTRE DE 2018. JESUS – SUMO SACERDOTE DE UMA ORDEM SUPERIOR.




 
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM TABULEIRO DOS MARTINS
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
CLASSE ALFA E ÔMEGA

ALUNO: _______________________________________________________________________ NOTA: _________


QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 07 – 1º TRIMESTRE DE 2018.
JESUS – SUMO SACERDOTE DE UMA ORDEM SUPERIOR.
1.      Considere as proposições seguintes:
I. O capítulo sete de Hebreus apresenta o sacerdócio de Jesus numa nova perspectiva – Ele é sumo sacerdote segundo a Ordem de Melquisedeque.
II. O autor mostra que profecia de Sl 110.4 tem um sacerdócio de ordem superior à de Arão e à levítica.
III. Melquisedeque é o antítipo do qual Jesus é o tipo.
De acordo com as sentenças acima, pode-se afirmar que:

a)      I é falsa.
b)      Somente II é falsa.
c)      Somente II é verdadeira.
d)      I e II são verdadeiras.
e)      II e III são verdadeiras.


AS QUESTÕES DE 2 A 4 REFEREM-SE AO ASPECTO TIPOLÓGICO DO SACERDÓCIO DE MELQUISEDEQUE.

2.      Analise as asseverações seguintes e, em seguida, marque a alternativa CORRETA. 
                       I.  Segundo o autor aos hebreus, Melquisedeque era um sacerdote levita de Salém (Hb.7.2)
II. A ordem do sacerdócio levítico não previa a existência de um sacerdote – rei.
III. Sendo Jesus da tribo de Levi, logo se denomina sumo sacerdote pela ordem de Melquisedeque.
Em relação às sentenças acima, pode-se afirmar que:

a)      Todas são verdadeiras.
b)      Somente II é verdadeira.
c)      I e II são falsas.
d)      III é verdadeira.
e)      Todas são falsas.

3.      A tipologia do sacerdócio de Melquisedeque mostra que um sacerdócio firmado na justiça, considere apenas a alternativa FALSA.

a)      A única referência bíblica que mostra a figura histórica de Melquisede  que como rei de Salém aparece em Gn 14.18-20.
b)      O autor destaca que Melquisedeque fora “rei de justiça e depois também rei de Salém, que é rei de paz”.
c)      O nome Melquisedeque , cujo significado original era “Sedeque é rei”, é interpretado por Hebreus como “rei de justiça”.
d)      Melquisedeque é um tipo de Cristo e Ele reinará com justiça e cujo reinado não terá fim, cumprindo-se o diz (Is 32.1; Jr 23.5; Lc 1.33).
e)      De acordo com a Encilcopédia Judaíca, o nome Melquisedeque é interpretado pelo o autor  de Hebreus como sendo “ rei de justiça” e “paz” com o propósito de associá-lo à pessoa de Jesus.

4.      O sacerdócio de Melquisedeque teve legitimidade divina, assinale a alternativa VERDADEIRA.
a) O texto “sem pai, sem mãe, sem genealogia”(Hb 7.3) confirma o sacerdócio levítico com o de Melquisedeque.
b) O sacerdócio levítico não depende de genealogia para se legitimar.
c) Na Lei mosaica, quem não fosse da tribo de Levi, não podia oficiar como sacerdote.
d) O sacerdócio Arônico foi o único sacerdócio legítimo, visto ser o tipológico de Jesus.
e) O sacerdócio de Cristo foi legítimo por pertencer a uma ordem superior, a saber: Melquisedeque.

AS QUESTÕES DE 5 A 7 REFEREM-SE AO ASPECTO DA NATUREZA DO SACERDÓCIO DE CRSITO.


5.      Analise as afirmativas, julgando-as se são verdadeiras ou falsas. Em seguida, faça o que se pede.
I.         O termo usado pelo o autor de Hebreus em 7.11, teleiôsis (perfeição), quer dizer também um “alvo a ser atingido”.
II.      Considerando o item anterior, o mesmo termo é usado para se referir ao relacionamento com Deus.
III.   O sistema levítico não tinha possibilidade realizar um sacrifício perfeito.
Segundo as afirmativas supracitadas, pode-se dizer que:

a)      Todas são verdadeiras.
b)      I e II são verdadeiras.
c)      Apenas I e III são verdadeiras.
d)      Somente III é verdadeira.
e)      Todas são falsas.

6.      Sobre o texto de Hb 7.12, considere apenas a afirmativa VERDADEIRA.
a) O texto supracitado, faz-se referência a mudança apenas na Lei.
b) O sacerdócio Arônico é inferior ao sacerdócio levítico.
c) A nova ordem sacerdotal instituída no Gênesis dá lugar a antiga ordem sacerdotal levítica.
d) O sacerdócio de Cristo, pautado na ordem levítica, é de caráter imutável e transitório.
e) O autor fala da necessidade de mudança do “sacerdócio” enquanto sistema legal e vigente e não apenas do “sacerdote” enquanto pessoa.
7.      Marque V nas afirmativas verdadeiras e F nas afirmativas falsas, em seguida, faça o que se pede.
(    ) A expressão “vida incorruptível” de Hb 7.16, faz referência a ressurreição de Jesus e o triunfo sobre a morte.
(     ) Como o sacerdote da ordem de Levi tinha vida incorruptível, logo seria eterno.
(     ) Davi da testemunho de que Cristo é sumo sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque.
(    ) A palavra grega sarkinos, traduzida em Hb 7.16, tem sentido, nesse contexto, de algo que é humano.
(     ) Apenas Melquisedeque poderia propor vida incorruptível para seu sacerdócio eterno.
Marque a alternativa que corresponde à sequência acima:

a) V –F – F – V – F.
b) F– F – V – V – F.
c) V – F – F – F – V.
d) V – F – V – V – F.
e) V – V – V – F – F.
8.      Marque a alternativa INCORRETA quanto ao aspecto dos atributos do sacerdócio de Jesus.
a) Santidade é um dos atributo comunicáveis de Deus, sendo essa uma exigência da lei para o sacerdote em seu aspecto físico (Lv 21.16-23).
b) O sacerdócio de Cristo tinha as mesma prerrogativas do sacerdócio Arônico com relação à santidade.
c) Devido a condição humana de sua imperfeição, todo sistema sacerdotal levítico era imperfeito.
d) Somente Cristo poderia atender as exigências de um sacerdócio inteiramente santo e perfeito (Hb 7.26).
e) O texto de Hb 7.26, traz a palavra grega para santo, hosios em vez de hagios (separado) que tem sentido de “santo, piedoso, misericordioso”.
9.      Ainda com relação ao aspecto dos atributos do sacerdócio de Jesus, marque a alternativa INCORRETA.
a) A imperfeição no sacerdócio levítico trouxe um sacrifício perfeito.
b) Jesus cumpriu todas as exigências de uma vida santa requerida para o sumo sacerdote.
c) A palavra akakos traduzida em Hb 7.26 significa “sem maldade”.
d) A santidade de Jesus não é apenas externa, mas também interna. Ele é santo por dentro e por fora.
e) O apóstolo Pedro confirma a inculpabilidade de Cristo, em  1 Pe 2.22, corroborando o que o escritor aos hebreus disse quando a Sua inocência em Hb 7.26.
10.  Considere as proposições seguintes:
I. O autor usa o termo amiantos (Hb 7.26) para dizer que Jesus é uma sacerdote imaculado.
II. A ideia da palavra usada no item anterior é extraída dos princípios exigidos na consagração dos sacerdotes.
III. A mesma palavra usada no item anterior tem sentido de “sem manchas” para se referir, no contexto bíblico, tanto a pureza ritual quanto ética.
IV. O termo usado em Hb 7.27 para a palavra grega ephapaks tem a tradução enfraquecida para “uma vez” e deve ser entendida como “uma vez por todas”.
V. A perfeição aludida pelo o autor em Hb 7.28, tem o sentido de “obra cumprida integralmente”, isto é, “completada”, embora, esse fim tenha sido alcançado pelo sacerdócio levítico, o de Cristo foi imutável, perfeito e eterno.
De acordo com as sentenças acima, pode-se afirmar que:

a)      II e V são falsas.
b)      Todas são falsas.
c)      Todas são verdadeiras.
d)      Apenas IV é falsa.
e)      I, II, III e IV são verdadeiras.


“A superioridade do sacerdócio de Cristo está estampada na carta aos Hebreus!” Djacy Brandão.

Questionário elaborado pelo prof.  DJACY BRANDÃO, professor da classe Alfa e Ômega na Escola Bíblica Dominical da Assembleia de Deus em Tabuleiro dos Martins, Maceió – AL.

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